Você já ouviu falar sobre horímetros? Apesar do nome complicado, esse equipamento é comumente utilizado no setor agrícola, como parte fundamental de máquinas, caminhões, tratores, geradores e compressores, por exemplo.
Essa peça é de fato crucial em muitas ocasiões, pois verifica a quantidade de tempo que o motor está funcionando, o que facilita a definição dos períodos de manutenção, por exemplo.
Se você ainda não conhecia, fique conosco e saiba tudo sobre a peça. Boa leitura!
O que é horímetro?
O horímetro é um equipamento de monitoramento. Ele é responsável por conferir o total de horas que um veículo, máquina ou embarcação está rodando, desde o momento em que saiu da concessionária.
O legal é que, através dele, é possível fazer as manutenções preventivas. Para tanto, ele acompanha o trabalho do motor continuamente.
Os horímetros costumam ser usados em situações nas quais é necessário monitorar a vida útil do motor, como em frotas de veículos comerciais ou em carros usados para trabalhos pesados.
Eles são dispositivos simples e confiáveis que não precisam de fontes de alimentação externa, pois a energia é fornecida pelo próprio sistema do veículo, máquinas ou embarcações.
Qual é a função do horímetro?
Antigamente, não era possível ter precisão quanto à quantidade de quilômetros rodados por veículos. Mas hoje a história é diferente.
Com ele, motoristas conseguem acompanhar de perto a qualidade e eficiência de seus veículos. Assim, fica mais fácil e preciso estabelecer um cronograma de manutenções, bem como entender a vida útil do veículo. Dessa maneira dá para diminuir gastos extras comuns.
Já pensou economizar ou saber exatamente em quais meses é necessário levar o carro na manutenção? Com o horímetro isso é possível.
No entanto, precisamos ressaltar que o horímetro não fornece informações sobre a eficiência ou condição do motor, mas apenas sobre a quantidade de horas trabalhadas. Para manter a qualidade e eficiência do equipamento, realize inspeções regulares e manutenção preventiva.
Qual é a diferença entre odômetro e horímetro?
O horímetro é um equipamento complementar ao odômetro.
Enquanto o horímetro mede os quilômetros rodados, o odômetro é responsável por medir a distância total percorrida pelo veículo, desde que ele sai da fábrica.
Como funciona um horímetro analógico?
O horímetro analógico é projetado especificamente para monitorar o tempo de uso do motor. Ele é composto por um pequeno motor elétrico, uma mola, uma escala graduada, ponteiro e, em alguns casos, sem ponteiro.
Quando o motor do carro é ligado, a corrente elétrica do automóvel se conecta ao do horímetro, fazendo com que o ponteiro mova-se e indique quanto tempo o motor esteve em operação.
A escala graduada no horímetro é geralmente medida em horas, e é projetada para registrar a quantidade total de tempo de funcionamento do motor do carro. À medida que o tempo passa e o motor do carro permanece ligado, o ponteiro do horímetro vai se movendo lentamente.
Como calcular o horímetro?
A leitura correta é a seguinte: os números antes da vírgula representam as horas e, após, os minutos.
Para transformar os quilômetros em horas, basta que você multiplique o último número após a vírgula por seis. Por exemplo, suponha que o horímetro do carro marca 0887,5h. Nesse caso, o veículo rodou por 887 horas e 30 minutos.
Como instalar um horímetro analógico?
Veja um passo a passo para instalar o equipamento no seu veículo. Caso tenha dúvidas, sempre procure auxílio de um profissional qualificado. A instalação requer conhecimentos sobre eletricidade, por isso, talvez você precise contar com um eletricista.
Montagem
Primeiro, verifique se o horímetro analógico vem com suportes de montagem e parafusos. Se não, você precisará comprá-los à parte. Em seguida, monte o suporte usando parafusos.
Desligue o equipamento que você deseja monitorar e encontre o cabo de ignição ou o fio de alimentação que leva energia para o equipamento. Use um multímetro para identificar qual dos fios é positivo e qual é negativo.
Após conectar as peças, acione o cabo negativo do horímetro analógico a um ponto de aterramento próximo, como o chassi do equipamento.
Testagem
Em seguida, o próximo passo é verificar se o horímetro analógico está funcionando da maneira certa. Para tanto, basta ligar o equipamento e observar se o ponteiro se move conforme o carro anda.
Se necessário, calibre o horímetro analógico para garantir que ele esteja exibindo a quantidade correta de tempo decorrido.
Onde comprar horímetros de qualidade?
A DNI tem um catálogo completo de horímetros para as mais variadas aplicações.
Com mais de 30 anos no mercado, nossos produtos são certificados em qualidade, segundo a ISSO 9001:08. Não é à toa que somos líder no mercado elétrico automotivo.
No nosso portfólio temos opções para ônibus, caminhões, linha náutica, máquinas agrícolas e motores estacionários para as mais variadas marcas do mercado.
Para saber mais e encontrar o equipamento ideal, de acordo com as suas necessidades, fale conosco e solicite o catálogo completo. Temos tudo o que seu automóvel mais precisa!